Pneumonia tem vacina!

PNEUMONIA

A pneumonia é uma doença que afeta principalmente os alvéolos (microscópicos sacos de ar), sendo uma doença inflamatória do pulmão.

No século XIX, a pneumonia foi a causa de muitas mortes, sendo considerada por William Osler a “capitã da morte dos homens”. Porém, no século XX, mesmo com a pneumonia sendo uma das principais causas de morte, obteve-se melhores resultados sobre a sobrevivência com as vacinas e antibióticos,

Estão mais suscetíveis à pneumonia as populações do terceiro mundo, os idosos, os muito jovens e os doentes crônicos.

pneumonia
Alvéolos normais e afetados por pneumonia

• Febre de 39 a 40 graus.
  • Sintomas no peito
  • Falta de espaço aéreo (respiração curta e rápida)
  • Tosse seca ou produtiva (catarro amarelo ou esverdeado)
  • Dores no peito ou no tórax
  • Dispnéia (dificuldade de respirar)
  • Diarréias, vômitos, náuseas
  • Fadiga
  • Alteração da pressão arterial, frequência cardíaca elevada
  • Calafrios
  • Confusão mental

Causa

Geralmente, a penumonia é causada por uma infecção, através dos seguintes agentes infecciosos:

• Bactérias
  • Vírus
  • Fungos
  • Parasitas

• Ar-condicionado – o ar seco facilita a infecção por vírus e bactérias
  • Álcool – afeta o sistema imunológico e na capacidade de defesa do aparelho respiratório
  • Tabagismo – provoca reação inflamatória, facilitando a presença de agentes infecciosos
  • Mudanças bruscas de temperatura
  • Envelhecimento – a capacidade de defesa do organismo reduz gradativamente a partir dos 50 anos

• Raios-X de tórax (PA e perfil)
  • Exame de escarro.

Prevenção

A vacinação, junto com medidas ambientais e o tratamento de outras doenças,  é uma forma de prevenir alguns tipos de pneumonia

Vacinação

As vacinas são uma forma eficaz de prevenir certas pneumonias virais e bacterianas em adultos e crianças.

• Vacina contra a gripe: é recomendado a vacinação durante os surtos da gripe, pois são eficazes contra influenza A e B.
  • Vacinação contra Haemophilus influenzae e Streptococcus pneumoniae é indicada para diminuir a incidência em crianças e também em adultos, que adquirem as infecções das crianças.

Tratamento

Dependendo da causa da pneumonia, escolhe-se o tratamento adequado. A pneumonia bacteriana é tratada por antibióticos, e deve-se consultar o médico para avaliação.

Para as pneumonias virais, tratam-se os sintomas. Nas pneumonias causadas por fungos, o tratamento é através de antimicrobianos específicos.

A melhora costuma ocorrer entre 3 a 4 dias, no tratamento com base no antibiótico nas pneumonias bacterianas.

Internação

A internação pode ser necessária se:

• A pessoa for idosa
  • Febre alta
  • Presença de alterações clínicas decorrentes da pneumonia (comprometimento da função dos rins e da pressão arterial, além de dificuldade respiratória).