TERAPIA INFUSIONAL

Infusão

Infusão (do lat[im] infusio, -onis), trata-se de preparação de um infuso ou injeção terapêutica, muito lenta ou gota a gota, de um soluto, mais ou menos volumoso (soro fisiológico ou soro glicosado, por exemplo), por via intravenosa ou por via subcutânea.

Por que escolher a Auge para a terapia infusional?

• Cuidados pré-infusionais, durante o procedimento e acompanhamento pós-infusional com presença constante de médicos e enfermeira.
  • Suporte de urgência e emergência se necessário na própria clínica.
  • Sistema de “follow up” nos atos vacinais e infusionais com contínuo contato com o médico prescritor e o paciente.
  • Apoio na liberação de procedimentos junto às operadoras de saúde.

O que é terapia imunobiológica (TIB)?

A terapia imunobiológica é um agente terapêutico que tem sido utilizada desde 1998. Eles são produzidos através da engenharia genética, reproduzindo os efeitos de substâncias fabricadas pelo nosso sistema imune, atuando diretamente no processo inflamatório.

Nesse processo ocorre uma sucessão de eventos que atuam em cadeia, nos quais estão envolvidos varias moléculas, entre elas as citocinas. As citocinas possuem receptores nos quais se ligam substâncias, no caso os agentes biológicos, que as neutralizam, assim, combatendo a inflamação.

Diversos dados da literatura evidenciam que o tratamento com biológicos conduz à diminuição rápida dos níveis de marcadores de inflamação de fase aguda, da PCR, do VHS e também de citocinas.

Quais as principais doenças tratadas pela TIB?

Anemias, Artrite reumatóide, Artrite psoriática, Espondilite anquilosante, LES, Esclerodermia, Vasculites, Enterocolopatias, Psoríase cutânea, Esclerose múltipla, Bronquiolite, Esclerose múltipla, Colite ulcerativa, Anemias, Neurite, Alergias.

Quando é iniciado o tratamento com TIB?

A medicação imunobiológica somente deve ser indicada para aqueles pacientes em que a terapia convencional não apresentou resultados:

• se não houve resposta clínica com as doses máximas toleradas, ou com combinação de drogas modificadoras da doença,
  • ou na presença de efeitos adversos. Sua administração é aprovada por órgãos regulatórios, como FDA e ANVISA, sob determinadas condições.

Os pacientes devem ser submetidos e avaliados através de protocolos rigorosos e indicações precisas e validadas. Os imunobiológicos são drogas geralmente administrados em associação com outras drogas modificadoras da doença e em um menor número de casos como monoterapia.

Fonte: Associação Brasileira de Centros de Infusão de Imunobiológicos – www.abraceii.com.br

Fonte: Dicionário de Termos Médicos, de Manuel Freitas e Costa, edição da Porto Editora