Imunização: o que é – tipos – história

O que é imunização?

Imunizar é o ato de adquirir proteção imunológica contra uma doença infecciosa. Objetiva aumentar nossa resisência contra infecções.

Os meios de imunização são a vacina, imunoglobulina ou soro de anticorpos.

Tipos de imunização

• Imunidade ativa: são induzidas pela vacina, que ao ser administrada induz uma resposta biológica do nosso corpo com a produção de anticorpos específicos ao mesmo micro-organismo que foi administrado, protegendo contra futuras infecções. A duração da vacinação é de muitos anos ou até mesmo a vida toda. Também adquirimos imunidade antiva quando contraímos uma doença e respondemos com anticorpos.
  • Imunidade passiva: enquanto na ativa é administrado o mesmo micro-organismo que se pretende a imunização, a passiva induz a proteção com a administração de anticorpos contra uma infecção particular. Ela é rápida e eficiente, mas é temporária, durando em média poucas semanas e meses. Como exemplo temos a amamentação (ver abaixo) e a transfusão de sangue, pois o sangue contém anticorpos.
  • Imunoglobulina: nesse tipo, os anticorpos são colhidos diretamente do ser humano, a imunização. Se colhidos dos animais, é chamado de soro.

História da imunização

A vacinação é uma técnica milenar.

Muitos povos perceberam que quem havia sofrido um ataque de varíola não voltavam a contrair a doença. Assim, começaram a provocar a varíola de uma forma mais branda. Essa técnica remonta aos chineses, recebendo o nome de variolização. Foi utilizada em diversos povos da África e da Ásia (hindus, egípcios, persas, circassianos, georgianos, árabes). Em seguida, a variolização chegou à América, através dos jesuítas no Brasil (inocularam os índios) e nos Estados Unidos, durante uma epidemia em Boston (1721).

Porém, 2% dos inoculados morriam (e muitos desenvolviam formas graves da doença), o que fez a técnica sofrer uma oposição ferrenha na Europa. Isso fez com que fosse suspensa em vários locais.

A primeira vacina foi desenvolvida por Edward Jenner (1796), um médico inglês que observou que muitas pessoas que trabalham com ordenha e tinham se contaminado com cowpox, uma doença de gado semelhante à varíola. eram imunes à vacina. Jenner enfrentou várias resistências. A classe médica e os variolizadores fizeram ferrenha oposição (inclusive por grupos religiosos, pois viam um risco da degeneração da raça humana pela contaminação com material bovino).

Mas em pouco tempo a vacina conquisotu a Inglaterra. Em 1799 foi criado o priemiro instituto vacinico em Londres. Em 1802, a família real incentivo a fundação da Sociedade Real Jenneriana para a Extinção da Varíola.

Logo a descoberta se espalhou pelo mundo. Napoleão imunizou seu exército, a marinha Britânica adotou a vacinação e se popularizou nos Estados Unidos quando o presidente Thomas Jefferson foi vacinado (1801).

Em Portugal chegou em 1799, e D. Pedro foi inoculado. Em 1804 foi trazido para o Brasil.

Mesmo assim a vacinação sofria muita oposição. Para muitas pessoas causava repulsa. Mas apesar da repulsa, aos poucos a vacinação foi se generalizando, pois foi administrada sob pressão governamental.

Saiba mais em http://www.ccms.saude.gov.br/revolta/pdf/m7.pdf

Curiosidade

A amamentação é um exemplo de imunidade passiva natural, pois os anticorpos da mãe são passadas para o feto através do leite (ou da placenta, durante a gestação). Essa passagem ocorre nos dois últimos meses de gestação, proporcionando uma boa imunidade à criança durante seu primeiro ano de vida.