Bronquiolite Viral Aguda

BRONQUIOLITE VIRAL AGUDA

O vírus sincicial respiratório (VSR) é um dos principais causadores das infecções pulmonares entre crianças menores de 2 anos.

Grupo de risco: Bebês com menos de seis meses de idade são os mais acometidos, sendo que os prematuros, crianças com doença pulmonar crônica da prematuridade e cardiopatas são a população de maior risco para desenvolver quadros mais graves.

Contágio: se dá através do contato íntimo de pessoas infectadas ou através de superfícies ou objetos contaminados.

Sintomas: respiração rápida, dificuldade para respirar, chiado no peito, falta de ar, tosse prolongada, cansaço, febre.

Sinais de gravidade: dificuldade para mamar, vômitos, respiração rápida – mais de 60x por minuto, pele azulada (especialmente lábios e unhas), sonolência. Procure ajuda médica imediata!

Tratamento: Até o momento não existem medicamentos capazes de combater o vírus responsável pela doença, o qual precisa ser eliminado naturalmente pelo organismo, o que pode levar entre 1 e 3 semanas. Recomenda-se manter a criança bem hidratada, oferecendo muita água e leite, manter o ambiente umidificado e realizar lavagem nasal com soro fisiológico frequentemente. É possível manter cuidados domiciliares na maioria dos casos, mas casos graves necessitam de hospitalização.

Prevenção:

• Aleitamento materno
  • Evitar o contato com pessoas com sintomas gripais
  • Intensificar os cuidados de higiene pessoal, principalmente lavagem das mãos
  • Evitar locais com aglomeração de pessoas, inclusive creches, nos meses de maior incidência da doença (Março a Julho na região Sudeste)
  • Evitar exposição passiva ao fumo
  • Vacinar contra Influenza crianças entre 6 meses e 2 anos
  • Realizar imunização passiva (administração de anticorpos prontos = Palivizumabe) nas crianças dos grupos de risco para doença grave. Pelo SUS ou convênios: bebê até 2 anos com cardiopatia com repercussão ou pneumopatias crônicas; bebês até 1 ano que foram prematuros < 29 semanas. Iniciando um mês antes da sazonalidade, na região Sudeste = FEVEREIRO

synagis palivizumabe

Autora: Dra. Beatriz Adriane Rodrigues Gonçalves – CRM-MG 45.768 – Pediatra da Clínica Auge

#bronquiolite #BVA #bronquioliteviralaguda #prematuros #cardiopatas #pneumopatas #palivizumabe #comecaemfevereiro #procureseupediatra #pedlovers