Acne

A acne é um distúrbio muito comum da pele, que traz grande impacto psicossocial para os pacientes afetados.

Trata-se de um distúrbio das unidades pilossebáceas, mais frequente em adolescentes, mas que também pode continuar sendo um problema na idade adulta.
As lesões variam muitos, desde comedos (os famosos cravinhos), até nódulos e lesões com pus, principalmente na face, mas também em outras áreas corporais.

Causas

Existem, dentre as causas da doença, fatores genéticos, inflamatórios, presença de micro-organismos, além de fatores hormonais e nutricionais.

Tratamento

O tratamento e o acompanhamento do paciente devem ser feitos pelo médico dermatologista, que cria uma rotina de cuidados da pele ao paciente, incluindo filtro solar e sabonete adequados para a pele oleosa, tratamentos tópicos com ácidos, tratamentos sistêmicos com antibióticos ou retinóides, e até mesmo procedimentos estéticos, como os peelings.

Quer saber mais? Pergunte ao autor:

Por:

  • Dra. Karina Noman Ferreira - CRMMG 58960 RQE Nº 35821 Dermatologista graduada pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) realizou a residência médica em dermatologia pelo Hospital Eduardo de Menezes da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (FHEMIG). Possui título de especialista em dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e é membro titular da SBD.
  • 1